A Ecologia do Abraço – Um caminho para a essência humana

R$35,00

“A Ecologia do Abraço – como caminho para a essência humana” é uma obra que visa à reflexão sobre a necessidade de mudarmos o rumo que vem nos levando, dia a dia, a um descaminho interno e externo, enquanto habitantes de um planeta que agoniza e pede socorro pelos nossos feitos inglórios. Tudo na natureza segue uma ordem, do nascer ao por do sol. Com os seres humanos não deveria ser diferente, na medida em que, assim como o dia, temos a oportunidade de aqui nascer, viver e também, num declínio, como o astro-rei, morrer. A degenerescência da saúde, do ambiente em que vivemos e de toda ordem natural é observável desde o momento em que nascemos até o dia que daqui partimos, deixando pelo caminho um rastro de desequilíbrio e sofrimento. Onde e quando perdemos o mapa de uma vida, que poderia nos indicar a estrada do “bem nascer, bem viver do bem morrer”?

Neste ensaio, a autora discorre de forma ampla sobre várias áreas do conhecimento e, assim, perpassa por todas as fases da vida humana. Num momento raro, consegue estabelecer uma linha condutora sobre as razões que nos levaram aos descaminhos e onde pode terminar tanto desequilíbrio na natureza e em nós mesmos e, mais do que isso, sinaliza com algumas setas, para uma nova estrada: mais natural e harmoniosa, a qual necessariamente exige mudanças cruciais da humanidade. 

A obra é uma proposta de ressignificação, de transformação de consciência humana e em nível planetário, sugere um novo olhar para a vida e tudo que a cerca. Propõe-nos uma caminhada, onde reencontraremos nossa essência e constataremos que somos parte de um todo e que isto é necessário e urgente. Diante da situação caótica pela qual estamos passando, trata-se de uma bela e possível proposta para uma mudança de paradigmas e oportunidade de resgatar algo tão singelo e poderoso que é um gesto simples, mas que tem um significado que extrapola seu momento e ecoa pela eternidade: o abraço. A essência humana pede resgate e, sim, saberemos da importância de abraçarmos nossos iguais e também o planeta. Em frente!

Simone Rodrigues Bernardo

Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Bel. em Direito

Autor: Gênero: , , , ,

Descrição

O que eu gostaria acima de tudo, acima de qualquer escolha tua, é que tu respires profundamente e te sintas como parte desse universo – que nunca conspirou contra ti. E tu, quanto mais beneficiares os seres, quanto mais brotar em ti, na tua luminosidade: amor, compaixão, alegria, equanimidade, mais coisas felizes e boas irão se conectar contigo. Tudo o que nós desejamos profundamente e com essa mente lúcida, volta para nós, porque o universo é um só e somos parte dele. Não significa, em nenhum momento, que essa situação em que tu vives, seja algo que venha a te diminuir, a te tornar incapaz, porque o mundo está aí com todas as suas potencialidades, tudo de bom pra te oferecer. Sei que são apenas palavras, mas quero muito que tu as sintas. É muito transformador quando passamos a sentir, em nós, que existe uma energia de luz muito maior do que o nosso corpo físico é capaz de captar com seus sentidos limitados. Desejo que esse instante seja para ti o mais suave possível e que em nenhum momento tu te sintas perdedor de algo, mas ganhador da vida, porque a nossa vida é muito preciosa e tu és um ser de amor infinito.

pré- lançamento

Um caminho para e essência humana